Estrogênio vaginal: segurança e benefícios no climatério e na menopausa

O ressecamento vaginal é uma queixa muito comum no climatério e na menopausa, resultado da queda dos níveis de estrogênio. O estrogênio vaginal, disponível em cremes, comprimidos ou óvulos vaginais, atua localmente, promovendo a recuperação da mucosa vaginal, aumentando a lubrificação e a elasticidade da região e equilibrando microbiota vaginal e seu pH.

Por ter absorção sistêmica mínima, o estrogênio vaginal é considerado seguro para a maioria das mulheres, inclusive aquelas que não podem ou não desejam usar terapia hormonal sistêmica, sempre sendo necessária avaliação médica individualizada.

Além de aliviar o ressecamento, ardor e coceira, o tratamento melhora significativamente o desconforto e a dor durante a relação sexual, contribuindo para a qualidade de vida e o bem-estar.

É importante ressaltar que, mesmo quando a mulher não mantém relações sexuais, há benefícios em manter o tecido vaginal estrogenizado, especialmente pela prevenção e melhora de sintomas urinários como ardência ao urinar, urgência miccional, infecções urinárias de repetição e incontinência urinária.

É fundamental compreender que o estrogênio vaginal é um tratamento de uso regular e contínuo. Com a interrupção do tratamento, os sintomas tendem a retornar, pois a produção natural de estrogênio pelo organismo já não é suficiente nessa fase da vida. Dessa forma, trata-se de uma opção segura e eficaz para uso a longo prazo, com acompanhamento médico ginecológico.

Conclusão

Chegamos ao final deste conteúdo desenvolvido pela Dra. Maria Carolina Madi, em síntese, o estrogênio vaginal é uma alternativa segura e eficaz para aliviar os sintomas do climatério e da menopausa, promovendo conforto, saúde vaginal e melhor qualidade de vida, desde que seu uso seja individualizado e orientado por um profissional de saúde.

Se você precisa de mais orientações e acompanhamento especializado, entre em contato com a Dra. Maria Carolina Madi — ginecologista na Bela Vista, próxima ao Metrô Trianon-Masp — e agende sua consulta.

Conteúdo desenvolvido pela Dra. Maria Carolina Madi.

Picture of Dra. Maria Carolina Madi

Dra. Maria Carolina Madi

Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.Especialista em contracepção, DIU, climatério, menopausa, laparoscopia, miomas, histeroscopia.
Picture of Dra. Maria Carolina Madi

Dra. Maria Carolina Madi

Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.Especialista em contracepção, DIU, climatério, menopausa, laparoscopia, miomas, histeroscopia.
Rolar para cima