Exames Realizados em Consulta

Consulta ginecológica

ginecológica

A consulta ginecológica deve ser um momento para avaliação da saúde completa da mulher. É preciso avaliar a rotina diária desde alimentação, atividade física, qualidade de sono, contracepção/sintomas climatéricos, queixas e dúvidas sobre sexualidade.

Exame clínico das mamas

mamas

Nesse momento o ginecologista avalia possíveis alterações nos contornos das mamas, eventuais irregularidades como nodulações, sensibilidade mamária em paciente com queixa de dores, secreções mamárias e alterações em mamilos.

Exame clínico da vulva

exame da vulva

Extremamente importante para avaliar secreções vulvares, presença de verrugas genitais, possíveis alterações hormonais locais como a atrofia (no caso de mulheres na menopausa), avaliar coloração, eventuais fissuras ou úlceras que necessitem tratamento.

Toque vaginal

Toque vaginal

Realizado apenas em pacientes que já tenham iniciado vida sexual com penetração, com objetivo de analisar a vagina, o colo e o corpo do útero, e os ovários.

Exame da gestante

Exame da gestante

Aferir pressão arterial da gestante, conferir seu peso (e controlar a curva de ganho de peso durante a gestação), através de sonar controlar os batimentos cardíacos do bebê (já a partir da 15ª semana de gestação é possível auscultar em consultório), avaliar inchaço, presença de varizes, etc.

Exame especular

Exame especular

Realizado com auxílio de espéculo descartável é o exame necessário para avaliação de secreções vaginais, visualizar o colo do útero e a vagina. É possível observar lesões em colo do útero e vagina, identificar fio de DIU quando a paciente usa esse método contraceptivo, entre outras.
É através do especular que se colhe o exame de Papanicolaou e outras secreções vaginais para diversos estudos.

Coleta de Papanicolaou

Coleta de Papanicolaou

É possível realizar coleta do exame durante a consulta. Através do material colhido no Papanicolau é possível analisar células da vagina e do colo do útero para detectar inflamações e doenças como câncer de colo do útero. No exame, o ginecologista realiza a coleta de material (células e secreções) e encaminha para um laboratório.

Coleta de secreção vaginal

secreção vaginal

Em algumas pacientes durante o exame físico observam-se alterações da coloração, odor ou aspecto da secreção vaginal sendo necessária complementação com exame de cultura de secreção vaginal para detectar especificamente o fungo ou bactéria comprometendo a saúde vaginal. O ginecologista realiza a coleta de material e encaminha para um laboratório.

Pesquisa de HPV

Pesquisa de HPV

A depender de alterações identificadas em exame físico, como presença de verrugas genitais ou mesmo resultados de Papanicolaou alterados, realiza-se a pesquisa de presença de vírus HPV genital. O material coletado para análise é encaminhado para um laboratório.