A consulta ginecológica

Ginecologia Integrativa

ginecológica

A consulta ginecológica deve ser um momento de avaliação completa da saúde feminina.
O conceito de Ginecologia Integrativa é justamente esse:
em consulta é necessário avaliar rotina de atividades diárias, qualidade do sono, atividade física, qualidade da alimentação, manejo de stress, contracepção, manejo de sintomas climatéricos, avaliação da saúde sexual, orientações sobre vacinação, etc.

Exame físico

mamas

O exame físico ginecológico completo inclui exame das mamas, avaliação vulvar, exame especular e toque vaginal. Deve ser realizado apenas com o consentimento da paciente.

Ultrassonografia transvaginal

exame da vulva

Avaliação de posicionamento de DIU
Controle de cistos ovarianos
Controle endometrial

Coleta de Papanicolaou

Coleta de Papanicolaou

É possível realizar coleta do exame durante a consulta. Através do material colhido no Papanicolau é possível analisar células da vagina e do colo do útero para detectar inflamações e doenças como câncer de colo do útero. No exame, o ginecologista realiza a coleta de material (células e secreções) e encaminha para um laboratório.

Pesquisa de HPV

Pesquisa de HPV

A depender de alterações identificadas em exame físico, como presença de verrugas genitais ou mesmo resultados de Papanicolaou alterados, realiza-se a pesquisa de presença de vírus HPV genital. O material coletado para análise é encaminhado para um laboratório.

Coleta de secreção vaginal

secreção vaginal

Em algumas pacientes durante o exame físico observam-se alterações da coloração, odor ou aspecto da secreção vaginal sendo necessária complementação com exame de cultura de secreção vaginal para detectar especificamente o fungo ou bactéria comprometendo a saúde vaginal. O ginecologista realiza a coleta de material e encaminha para um laboratório.

Open chat
Agende aqui sua consulta