Afinal o que é um hormônio Bioidêntico?

Hormônios bioidênticos são moléculas idênticas em estrutura aos hormônios produzidos pelo corpo. O termo científico mais correto é hormônio isomolecular.

Diferentemente de substitutos sintéticos, esses têm uma interação com receptores hormonais de uma forma mais “natural”, promovendo em geral menos efeitos adversos e melhor metabolização pelo corpo.

O fato de ser bioidêntico não significa que seja um hormônio extraído da natureza. A maioria deles são produzidos em laboratórios, portanto o termo natural deve ser interpretado com cautela.

Esse tipo de hormônio para reposição hormonal em menopausa existe desde o início da história da reposição hormonal, portanto não é uma inovação ou algo recente. Eles já são usados e estudados há décadas.

O que ficou bastante em voga ultimamente é a ideia de que são melhores pois são doses mais personalizadas. O que pode ser um pouco controverso. A questão da personalização das dosagens hormonais a partir de manipulados e implantes hormonais deve ser abordada com cautela e por profissionais experientes, em farmacêuticas reconhecidas.

Certifique-se que o profissional que está te acompanhando é especialista na área e tem experiência com esse tipo de tratamento. Discuta suas preocupações, objetivos e histórico de saúde para garantir que o tratamento seja seguro e eficaz para suas necessidades individuais.

Dra. Maria Carolina Madi

Dra. Maria Carolina Madi

Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.Especialista em contracepção, DIU, climatério, menopausa, laparoscopia, miomas, histeroscopia.
Rolar para cima
Agende aqui sua consulta