Comunicação clara entre médico e paciente
Me sinto privilegiada como ginecologista por poder me aproximar das mulheres em todas as idades com o objetivo de contribuir com melhorias a saúde e trabalhar com prevenção de doenças.
Mas o ponto de partida pra chegar nesse objetivo é estabelecer uma comunicação clara entre médico e paciente. Não estou falando apenas de empatia mas também fazer com informação dada seja verdadeiramente compreendida.
A boa comunicação é chave para sucesso das estratégias em saúde!
O medo do paciente durante as consultas presenciais podem atrapalhar sua atenção (pensamos na contaminação, se passamos suficiente álcool em gel, se o local está limpo, “será que eu devia ue a mesmo ter vindo?”, etc etc ).
A consulta por telemedicina também pode ter suas limitações com delays de informação, dificuldade de concentração pela preocupação com imagem, som, internet, e isso também pode atrapalhar a atenção.
Existe um método muito bacana chamado “Ask Me 3” que é uma ferramenta, desenvolvida pelo Institute for Healthcare Improvement de Boston, com finalidade de garantir que a boa comunicação entre profissional de saúde e paciente seja estabelecida.
Até o final da consulta o paciente deve ser capaz de responder a 3 perguntas:
1. “Qual é o meu principal problema?”
2. “O que preciso fazer?”
3. “Por que é importante que eu faça isso?”
Parece um método super simples, mas para muitas pessoas pode não ficar tão claro porque tem que ser feito determinado tratamento, ou não ficar clara a dosagem de um medicamento ou qual é o diagnóstico!
Compreender essas 3 perguntas faz o paciente ser mais ativo e engajado em seu tratamento.