A famosa história do Biquíni Molhado e a Candidíase…
Queria falar um pouco além do quase óbvio por aqui: sim é importante não ficar com biquíni molhado o dia todo na praia/piscina, mas a Candida (fungo causador da candidíase) não tá lá pronta pra proliferar só porque você ficou com o biquíni mais molhado por algum tempo.
Muito provável que outros fatores também estejam propiciando a proliferação para que apareçam os sintomas.
Tem um texto aqui no Blog falando um pouco mais sobre relação entre nossa alimentação e da saúde da microbiota intestinal na manutenção da saúde vaginal, dá uma olhadinha lá… Mas segue o raciocínio aqui também: época de praia/ piscina também é de alguma forma um momento que estamos mais “relaxados” com a alimentação e frequentemente consumimos mais açúcares, menos fibras, menos água e em alguns casos mais bebida alcoólica.
O intestino frequentemente muda um pouco (seja porque a alimentação mudou, porque bebemos menos água, porque estamos fora de casa/ fora da rotina).
Também em ambiente de férias e festas aumentam as frequências sexuais para muitas pessoas.
Todos os fatores citados acima somam-se a história do biquíni molhado pra propiciar mais candidíase.
Moral desse pequeno conto de início de ano aqui: tentem cuidar da alimentação nas férias (chutar o balde faz parte, mas “o corpo fala” com a gente) não esqueçam de beber água/ manter consumo de fibras nas refeições, e, sempre que possível trocar o biquíni molhado também!