A fadiga Pandêmica
15 de agosto de 2021
Lifting Facial, aprenda como eliminar Rugas indesejáveis Rejuvenescimento
11 de novembro de 2021

Você sabe o que são Disruptores Endocrinológicos?

Em 2012 a sociedade de endocrinologia definiu o termo Disruptores endocrinológicos para os produtos químicos que podem interferir de alguma forma na ação dos hormônios do nosso corpo.

Os efeitos dessas substâncias podem inibir a ação do hormônio ou até estimular mais ainda a sua produção.

Estamos muito expostos a esses tipos de substâncias, sendo as mais conhecidas os Parabenos, os BPAs, os metais pesados, os pesticidas e fitoestrogênios. Há mais de 1000 substâncias químicas definidas como disruptores!

Encontramos essas substâncias em embalagens plásticas (garrafinha de água/ potinhos de marmita/ embalagens de comida), alimentos não orgânicos, maquiagens, desodorantes, poluentes do ar, etc etc.

Algumas doenças são agravadas pelos disruptores e o mecanismo de ação em nosso corpo tem sido cada vez mais estudado, como é o caso da ação deles em Síndrome de ovários policísticos/ infertilidade, obesidade, Diabetes, Gordura no fígado, Doença de Hashimoto/ Hipotireoidismo.

Eu costumo dizer às pacientes que não dá pra viver em uma bolha, dado que a exposição é muito ampla, mas temos MUITO o que fazer ao nosso alcance.

Algumas dicas para reduzir a exposição:

  1. Troque garrafas e potes de plástico por potes de vidro para armazenar comida/ água e sucos.
  2. Consuma alimentos orgânicos
  3. Evite café expresso de cápsulas de alumínio
  4. Dê preferencia para produtos de higiene e cosméticos com selos BPA Free
Open chat
Agende aqui sua consulta