Você costuma fazer força para urinar?
7 de julho de 2021
Situações especiais para uso de hormônios contraceptivos
25 de julho de 2021

Qual importância do sono para o ciclo menstrual?

Durante o dia de forma CONSCIENTE nos movimentamos, tomamos decisões, nos alimentamos, fazemos atividade física, trabalhamos, rimos, choramos etc etc.

À noite durante o sono temos um momento mágico para que o corpo descanse, repare os danos celulares que acontecem ao longo do dia, para que seja fixada e armazenada nossa memória, é o momento da Neuroplasticidade (capacidade do cérebro de organizar os circuitos dos neurônios para adaptação), etc.

Em especial, na ginecologia as noites de sono são essenciais para que haja regularidade menstrual: durante o sono são produzidos entre tantos outros hormônios também aqueles que ditam as regras do nosso ciclo menstrual (principalmente nas pacientes que não usam hormônios contraceptivos).

Por isso ansiedades, insônias, sono picado, poucas horas de sono podem influenciar tanto o nosso ciclo menstrual (e também a fertilidade da mulher).

Na pandemia vivemos uma onda de dificuldade para dormir, agitações, sonhos vívidos, semanas que dormimos ótimas, semanas que temos insônias sem fim.

Sei que pode soar clichê mas temos muitas coisas para fazer: DE FATO parar de mexer no celular/computador ao menos 1h antes de dormir, apagar todas as luzes (inclusive as pequenas luzinhas de on/off de aparelhos eletrônicos/luz do ar condicionado/do aparelho da NET etc etc), dormir em um quarto limpo e arrumado, um banho relaxante antes de dormir, usar óleos essenciais, meditação, pensamentos de gratidão pelas coisas vivenciadas ao longo dia, alimentação leve e ao menos 2h antes de deitar, evitar cafeína a noite.

Open chat
Agende aqui sua consulta