Exame Ginecológico Histeroscopia

O que é histeroscopia?

Histeroscopia é um procedimento ginecológico para endoscopia do útero. Com uma pequena câmera introduzida via vaginal é possível acessar o endométrio (camada mais interna do útero onde é formada a menstruação) para avaliar possíveis alterações como miomas, pólipos, áreas de espessamento entre outros diagnósticos.

Existem dois tipos de histeroscopia: a histeroscopia diagnóstica e a cirúrgica.

Exame Ginecológico HisteroscopiaA Histeroscopia diagnóstica pode ser realizada em ambiente ambulatorial ou hospitalar. Nesse caso o procedimento é uma forma de diagnosticar possíveis problemas endometriais porém não é realizado nenhum tipo de tratamento durante o exame.

No ambiente hospitalar geralmente utilizamos sedação como técnica anestésica auxiliar para que o procedimento seja o mais confortável para a paciente.

Já a histeroscopia cirúrgica é sempre realizada com anestesia e em ambiente hospitalar, e nesse caso é realizado tratamento do problema identificado.

Os tratamentos mais comuns na histeroscopia cirúrgica são retirada de pólipos endometriais, retirada de miomas submucosos e retirada de aderências uterinas (sinéquias).

Saiba como é feita a consulta ginecológica clicando aqui

Conclusão

Chegamos ao final deste conteúdo desenvolvido pela Dra. Maria Carolina Madi. Ao longo do artigo, explicamos em detalhes o que é a histeroscopia, quando o exame é indicado, como funciona o preparo, como é feita a histeroscopia diagnóstica e cirúrgica, além dos cuidados antes e depois do procedimento.

Se você precisa realizar histeroscopia em São Paulo com segurança, precisão e acompanhamento especializado, entre em contato com a Dra. Maria Carolina Madi — ginecologista na Bela Vista, próxima ao Metrô Trianon-Masp — e agende sua consulta.

Conteúdo desenvolvido pela Dra. Maria Carolina Madi.

Alguns Números

Mais de 14 anos de experiência médica

Mais de 2700 Histeroscopias realizadas

Mais de 3000 Atendimentos ginecológicos

Outros Procedimentos

Rolar para cima